Exposição Metamorfoses II – “Somos habitados por uma memória”

Rouge – Gigi Perez 2024: Exposição Metamorfoses II – “Somos habitados por uma memória.” – Nasceu no dia do aniversário de 58 anos da artista, 10/04/2024, mais precisamente, quando sua filha Mirela entrou na sala usando um blazer vermelho. O mesmo blazer, que ela havia usado no aniversário de 1 aninho da Mirela, no dia 03/03/1996. “Todos ficaram admirados e emocionados, o lindo blazer estava impecável, perfeito, uma peça vintage e atemporal cobria o corpo de forma tão delicada e sensual, daquela que um dia foi a menina da foto ao lado, no colo do pai, com o irmão e a mãe. Um turbilhão de memórias veio à tona: dos desejos por tortinhas de morango durante a gravidez, a paixão em comum presentes no vermelho, no doce e fruta, na moda e dança, no Moulin Rouge de Paris. @miisperez bela Flor de Lótus, carinhosamente por mim apelidada, em nossa pele tatuada e nessa colagem eternizada.” Gigi Perez (2024)

“A memória é uma imagem estranhamente concreta e relacional, que recupera o que não percebíamos no ato do acontecimento: uma goiaba que mordemos, a mulher que beijamos, sempre são lembrados e fixados junto com seu entorno. A goiaba na goiabeira sob o céu azul; a mulher na paisagem sonora das ruas ou das praias. Por isso a tal da saudade expande as células da memória e comove tanto.” PINHEIRO (2024)

Para realizar esse trabalho, a artista utilizou fotos do seu acervo, fotografias feitas por ela com o seu celular: durante suas viagens a Paris e Capri, durante a aula de sapateado com a professora Mirela, durante o projeto Feira-livre, na sala de sua casa no dia do seu aniversário em 2024, foto da foto do aniversário da Mirela em 1996. Utilizou o aplicativo Canva para fazer o trabalho de colagem e o aplicativo Inshot para inserir as palavras em vermelho e o texto sobre memória, criado para esse trabalho, pelo do professor Dr. José Amálio de Branco Pinheiro, seu orientador no doutorado em Comunicação e Semiótica na PUC SP.

A segunda edição da @exposicao_metamorfoses – Metamorfoses II, conta com 130 fotografias feitas por alunos do @fotoemcurso idealizado e criado pela polonesa radicada no Brasil, @katchiluta e curadoria de @andradmonique

“Fisicamente,  habitamos um espaço,  mas  sentimentalmente somos habitados  por uma memória.” José  Saramago