Mundo Sem Fronteiras
Fábio Alexandrelli em Lisboa, entrevista Amálio Pinheiro em São Paulo. Imperdível! Amálio Pinheiro é poeta, tradutor e professor no Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP. Coordena o Grupo de Pesquisa “Comunicação e Cultura: Barroco, Oralidades e Mestiçagem” (DGP CNPq/Lattes),…
Dia Mundial da Língua Portuguesa 2024 no Museu
Programado para o dia 4 de maio, evento vai reunir artistas do Brasil, Angola, Guiné-Conacri, Moçambique e Portugal, com curadoria do músico Tiganá Santana e do escritor Kalaf Epalanga A potência e a influência das culturas africanas no Brasil e no português falado no país ganham espaço no Dia Mundial…
Esquivas em tempos de crise: o que a gambiarra pode nos ensinar sobre a produção de vídeos?
Resumo O presente artigo propõe uma reflexão, de caráter didático, sobre produções audiovisuais que poderiam ter sido realizadas em uma situação de isolamento social como a provocada pela pandemia de Covid-19. O ponto de partida é uma videoaula ministrada…
O Perfeito Cozinheiro: alegria, complexidade e finitude. Por Amálio Pinheiro
Resumo O diário coletivo O perfeito cozinheiro das almas deste mundo nos incita a pensar em, pelo menos, duas direções concomitantes: a primeira, como um conjunto móvel, múltiplo e simultâneo de sobras e recortes de linguagens que, fermentando gêneros em combustão e…
SERGUILHA: O ALMOXARIFE DE ARQUIPÉLAGOS – POR AMÁLIO PINHEIRO
Resumo Luís Serguilha leva aos extremos radicais uma poética do simultâneo em palimpsesto de todas as contiguidades múltiplas possíveis em que os procedimentos sintáticos de corte, fusão e montagem do heterogêneo em contaminação assumem a dianteira sobre a sequência…
Fronteiraz 22 Bloco 6 A antropofagia barroquizante cabocla de uma telenovela brasileira.
Leia maisFronteiraz 22 Bloco 6 A antropofagia barroquizante cabocla de uma telenovela brasileira.Fronteiraz 22 Bloco 5 Novas mídias o virtual e o presencial de uma perspectiva crítica.
Leia maisFronteiraz 22 Bloco 5 Novas mídias o virtual e o presencial de uma perspectiva crítica.Fronteiraz 22 Bloco 4 Feminino, alegria e potência criativa contra a polarização
Leia maisFronteiraz 22 Bloco 4 Feminino, alegria e potência criativa contra a polarizaçãoFronteiraz 22 Bloco 3 A cultura brasileira como antropofagia barroquizante cabocla.
Leia maisFronteiraz 22 Bloco 3 A cultura brasileira como antropofagia barroquizante cabocla.Vallejópatas, Amalio Pinheiro y el Vallejo Antropofagico
Leia maisVallejópatas, Amalio Pinheiro y el Vallejo AntropofagicoFronteiraz 22 Bloco 2 Refugiados Cultura, identidade e alteridade
Leia maisFronteiraz 22 Bloco 2 Refugiados Cultura, identidade e alteridadeRevista Fronteiraz 22 – Bloco 1- O entre lugar da alteridade.
Nesta entrevista, o professor José Amálio Pinheiro, docente e pesquisador do Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, discorre sobre a concepção de alteridade em contextos diversos como: barroco, a mestiçagem latino-americana, a antropofagia cultural, as novas mídias e tecnologias…
“O mundo, como se compõe semióticamente, faz com que todos os elementos sígnicos tenham uma atuação.” Amálio Pinheiro
Leia mais“O mundo, como se compõe semióticamente, faz com que todos os elementos sígnicos tenham uma atuação.” Amálio PinheiroAs relações entre literatura e natureza na América Latina e Caribe
Seminário apresentado pelo Prof. Dr. Amálio Pinheiro no evento Seminários Abertos do Programa de extensão: Margens e Fronteiras Móveis – UFAC. O evento foi transmitido ao vivo (26/10/2020) pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UFAC.
A antropofagia barroquizante cabocla de uma telenovela brasileira com José Amálio Pinheiro
Leia maisA antropofagia barroquizante cabocla de uma telenovela brasileira com José Amálio PinheiroO barroco e a arte de acolher
A Pinacoteca de Mogi das Cruzes recebe a exposição Entre bolhas e objetos poéticos até o dia 28 de novembro. O barroco está presente nas micro-relações entre os objetos, na arte de acolher as coisas que fazem parte do cotidiano…
A voz na Paisagem por Amálio Pinheiro
Leia maisA voz na Paisagem por Amálio PinheiroJerusa Pires pelos olhos de Amálio Pinheiro: uma entrevista.
(por Eliane de Castro) “Cultura das bordas é uma tradução de todo um movimento residual e emergencial da cultura popular. Tem a ver com o fato de que os lugares mais marginais e abandonados são aqueles que produzem melhor essas…
Nós índios mestiços.
Título do e-mail encaminhado pelo Professor Dr. José Amálio de Branco Pinheiro, ao grupo de pesquisa Barroco, Oralidade e Mestiçagem , em 28/09/2023, com o link do vídeo abaixo, que conta de forma lúdica a atuação da língua Tupi Guarani…
O Perfeito Cozinheiro: alegria, complexidade e finitude
O diário coletivo O perfeito cozinheiro das almas deste mundo nos incita a pensar em, pelo menos, duas direções concomitantes: a primeira, como um conjunto móvel, múltiplo e simultâneo de sobras e recortes de linguagens que, fermentando gêneros em combustão e trânsito,…
“Um dos maiores males do pensamento é a generalização.”
Palestra proferida pelo Professor José Amálio Pinheiro, docente da pós-graduação da PUC-SP, durante o Curso para Educadores da 31ª Bienal de São Paulo. A pergunta que ele fez nesta conferência, referindo-se à América Latina, é a seguinte: “O que fazer…
CLISEM MACKENZIE
VII Congresso de Linguagem, Identidade, Sociedade – Estudos Sobre a Mídia “Escritas Diversas” Abaixo, abertura com a importante fala do prof. Dr. Amálio Pinheiro – BARROCOS-MESTIÇOS: BOCA, VOZ, LÍNGUA E PAISAGEM GT 4 – Coordenador: Prof. Dr. Amálio Pinheiro (PUC) …
A CONDIÇÃO MESTIÇA
Amálio Pinheiro Mestiçagem não é apenas cruzamento de raças, mas interação entre objetos, formas e imagens da cultura. A mestiçagem não opera por fusão, que apaga as diferenças, nem por mero reconhecimento das diversidades, que as mantém isoladas. Não…
Projeto Telhado Verde
O trabalho de hoje, visita ao projeto Telhado Verde no Shopping Eldorado @ShoppEldorado faz parte do meu estágio com o professor Agustín Perez Rodrigues, no curso de Publicidade, disciplina Econômia e Mercado. Estágio para o doutorado em Comunicação e Semiótica…
Vallejo em ninhadas/ Amálio Pinheiro
Click no link abaixo para ler o texto e navegar no blog de Pedro Granados. Vallejo em camadas/ Amálio Pinheiro Foto de: Pedro Granados
Oralidades Brasil – Angola
Leia maisOralidades Brasil – AngolaProduzindo Cultura por meio da Gastronomia.
Xinxim de Galinha por Lili Almeida. Click no link abaixo e assista o passo a passo. Xinxim de galinha, segundo Lili Almeida, é uma comida afro-brasileira, conhecida como culinária baiana, une as três culturas: indígena, africana e portuguesa. Uma…
Amálio no Giro das 11
Leia maisAmálio no Giro das 11Exposição Game Houve
Leia maisExposição Game HouveMuseu da Língua Portuguesa – 50 anos do hip-hop e 9ª Jornada do Patrimônio
O Museu Da Língua Portuguesa participa da 9ª Jornada do Patrimônio e celebra o 50º aniversário do movimento hip-hop, com show e sarau no mês de agosto, destacando o rap e o grafite, dois elementos desta cultura, em sua exposição principal e…
A PARIS DE CESAR VALLEJO ENTRE 1923 -1925 PARIS 2013
Leia maisA PARIS DE CESAR VALLEJO ENTRE 1923 -1925 PARIS 201318ª Bienal de Arquitetura de Veneza, Itália – 2023
“Terra” Um Regate a Ancestralidade – por Gabriela de Matos e Paulo Tavares, arquitetos e curadores do Brasil.
Minicurso: “Cuneiformes”
Usando a paisagem para entender o passado. A partir das noções de Humanidades que convergem na obra de César Vallejo –Livros (H1), Povos (H2), Narrativas (H3) e Pós-Antropocentrismo (H4) (Granados 2020a) –, os tão presentes e recorrentes “Muros” dos “Cuneiformes”…
MOSAICO DE CIVILIZAÇÕES
Leia maisMOSAICO DE CIVILIZAÇÕESFEIRA JUNINA
Leia maisFEIRA JUNINATempo Solto – por Amálio Pinheiro
Leia maisTempo Solto – por Amálio PinheiroTRASH? por @GigiSPerez-Designer
Leia maisTRASH? por @GigiSPerez-DesignerYuri Tynianov por Amálio Pinheiro.
I like rough-edged, unpolished, unfinished things.I respect the rough, unpolished misfits, the mutterers, whose sentences you have to finish yourself. I love the provincials in whom history lies piled in awkwardly uneven layers, and who therefore tend to take the…
TRILCE 100 ANOS DE CÉSAR VALLEJO
Dossiê Comemorativo por Amálio Pinheiro e Pedro Granado Prólogo Este dossiê comemorativo dos 100 de Trilce de César Vallejo busca ampliar o campo de relações entre a obra do poeta peruano, a literatura brasileira e ibero-americana de invenção e o…
Semiotizando
Barroco, Oralidade e Mestiçagem Participação do professor Dr. Amálio Pinheiro, da pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC -SP e suas orientandas Ariane Azambuja, Maria Fernanda, com mediação de Isabel Roque também orientanda do programa.
Processos e Projetos Criativos e Comunicativos
Um bate papo muito agradável, sobre Processos e Projetos Criativos e Comunicativos – Relação com as linguagens da cultura e da ciência, com os integrantes do grupo de pesquisa Barroco, Oralidade e Mestiçagem: o fundador do grupo professor Dr. Amálio…
4° Simpósio Núcleo do Conhecimento – COLÉGIO HUMANIDADES
Leia mais4° Simpósio Núcleo do Conhecimento – COLÉGIO HUMANIDADESSeminário Internacional Vozes do Barroco – Mesas 5 e 6
Leia maisSeminário Internacional Vozes do Barroco – Mesas 5 e 6Seminário Internacional Vozes do Barroco – Mesas 3 e 4
Leia maisSeminário Internacional Vozes do Barroco – Mesas 3 e 4Seminário Internacional Vozes do Barroco – Mesas 1 e 2
Leia maisSeminário Internacional Vozes do Barroco – Mesas 1 e 2Seminário Internacional Vozes do Barroco
Nos dias 29, 30 e 31 de março de 2023, o seminário internacional apresentou e discutiu a mescla de vozes das dinâmicas culturais, sociais e políticas da América Latina, África Austral e Península Ibérica. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Comunicação…